6jun

Sabão caseiro: Receita com gorduras usadas na cozinha

By , junho 6th, 2012 | Receitas | 0 Comments

392678 sabao caseiro receita com gorduras usadas na cozinha Sabão caseiro: Receita com gorduras usadas na cozinha Fazer sabão em casa é uma forma de economizar e ajudar o meio ambiente


Aquelas sobras de gorduras usadas para fritar carnes, salgadinhos e preparar outros tipos de petiscos, que normalmente vão para o lixo ou se acumulam na tubulação da pia, causando entupimentos, podem ser usadas para a fabricação de sabão caseiro, se tornando uma ótima saída para não poluir ainda mais o ambiente e também para você economizar um pouquinho de dinheiro.


Existem vários tipos de receitas, para a fabricação de sabão em barra, líquido e em pó, com a possibilidade de colorir e até mesmo de acrescentar aromas ao produto feito na sua própria residência, que deve ser usado na limpeza em geral (ele não é apropriado para higiene pessoal nem para usar em animais).


Antes de passarmos uma destas receitas, cabe lembrar que é preciso ter alguns cuidados na hora de fazer o sabão caseiro, pois serão utilizados alguns produtos tóxicos e inflamáveis. Por isso mesmo, você não deve se esquecer de usar luvas, máscaras e até óculos protetores (se for o caso), para não correr nenhum risco. Outro lembrete é com relação às crianças, que não devem ficar por perto durante o processo.


4 litros de óleo vegetal usado e coado (ou filtrado)


3 litros de água


1 quilo de soda cáustica em escamas


200 ml de detergente neutro (aquele de lavar as panelas) ou amaciante


20 ml de essência aromatizante (facultativo)


Balde plástico


Colher de pau longa ou cabo de vassoura


Luvas, óculos e máscara para se proteger da soda cáustica


Potes de sorvete, bacia ou outro utensílio para dar forma ao sabão


- Comece colocando a água no balde e acrescentando a soda cáustica aos poucos e com muito cuidado, lembrando de usar os acessórios para a sua proteção, pois a soda ficará muito quente e irá liberar vapor, que não deve ser aspirado.


- Com a colher de pau ou o cabo de vassoura, mexa até que a soda se dilua totalmente.


- Adicione o óleo à mistura, sem parar de mexer.


- Em seguida, acrescente o detergente (ou amaciante) e continue mexendo.


- Geralmente, todo o processo acima leva, em média, de 30 a 35 minutos.


- Se quiser colorir e dar cheiro ao sabão, é hora de colocar o aromatizante (e/ou o corante) e mexer por mais cinco minutos.


- Coloque a mistura no recipiente escolhido para dar forma ao sabão.


- Deixe o recipiente em um lugar, seco, ventilado e fresco, descansando durante 12 horas (não ultrapasse muito esse tempo, para o sabão não ficar muito duro e difícil de desenformar).


- Usando luvas, retire o sabão do molde e corte-o em barras (ou na forma que você desejar).


- Coloque os pedaços em uma caixa de papelão e deixe na sombra e em local ventilado, durante pelo menos 10 dias para secar. Depois desse período, ele já pode ser usado na limpeza da casa.

392678 sabao caseiro receita com gorduras usadas na cozinha 1 Sabão caseiro: Receita com gorduras usadas na cozinha Tome cuidado na hora de acrescentar a soda cáustica

392678 sabao caseiro receita com gorduras usadas na cozinha 3 Sabão caseiro: Receita com gorduras usadas na cozinha Na hora de secar o sabão, deixe o recipiente na sombra

392678 sabao caseiro receita com gorduras usadas na cozinha 4 Sabão caseiro: Receita com gorduras usadas na cozinha Depois de alguns dias secando, é só cortar no formato desejado


 

Deixe um comentário

Certifique-se de introduzir a informação necessária * onde indicado. Os comentários são moderatos, então por favor, nada de spam, e nada de fazer propaganda!

Voltar para o topo

Text Widget

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Latest From Twitter